O QUE FAZER PARA SER ARREBATADO?

05/04/2022

"Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Logo em seguida, nós, os que estivermos vivos sobre a terra, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E, assim, estaremos com Cristo para sempre". (1Ts.4.16,17 BKJA).

Esse texto bíblico é o mais claro sobre a doutrina do arrebatamento dos crentes quando o Senhor Jesus vier para buscar a sua igreja. Existem textos similares que falam do arrebatamento, mas esse é o mais detalhado. Tem passagens que falam de pessoas estando num local, então umas serão tomadas e outras deixadas (Mt.24.40); que falam que será num abrir e fechar de olhos (1Co.15.52); que falam que Jesus, ao voltar das moradas que foi preparar, nos levará daqui (Jo.14.3). O interessante aqui é que a palavra grega usada por João e a mesma usada por Mateus (em 24.40) que é "paralambano", quer dizer "tomar, levar consigo". (James Strong). Temos ainda o texto que fala de uma participação dos anjos nesse processo, que eles reunirão os escolhidos dos quatro cantos da terra (Mt.24.31).

Em suma, o arrebatamento ocorrerá com soar de trombeta, com a colaboração dos anjos, Jesus virá pessoalmente nas nuvens do céu, os mortos em Cristo ressuscitarão, os vivos serão transformados, e juntos subiram para o encontro de Jesus. Será tão rápido que nem o piscar de olhos. Algo imperceptível. Isso porque Jesus foi preparar um lugar no qual prometeu que voltaria e nos levaria para lá. E temos, por fim, o fato de que pessoas ficarão aqui. O que ocorrerá com os que ficarem? O que será do mundo depois disto? É uma didática para outra oportunidade. A pergunta que proponho responder aqui hoje é O QUE FAZER PARA SER ARREBATADO? Ou O QUE DEVO FAZER PARA NÃO FICAR?

Vamos lá, vou dizer para você o que tento dizer para eu mesmo todo dia:

1) Esteja andando em Cristo, não basta simplesmente ter recebido a Cristo.

"Sendo assim, da mesma forma como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, também andai nele". (Cl.2.6 BKJA).

Infelizmente, muita gente vai ficar, não será arrebatada porque confia em uma oração que fez recebendo a Jesus. Mas aqui a Bíblia nos adverte que receber os ensinos de Jesus, receber Jesus em nossa vida ou aceitar Jesus, como se diz na moda evangélica, não tem efeito algum se não andamos nele. Você sabe o que quer dizer "andai nele"? Champlin nos explica dizendo:

"Devemos andar em Cristo, isto é, 1 sob a direção de Cristo; 2 em compatibilidade com sua doutrina, honrando à sua pessoa; 3 em união com ele, em sua comunhão, por contacto místico com ele, através do Espírito Santo, que é aquele que torna bem-suedido o andar cristão, e sem o qual, o mundo, suas tentações e a tendência de nos afastarmos de Cristo, não podem ser vencidos".

Aplicação: Você diz que já sabe tudo sobre Jesus, que já recebeu Jesus em sua vida, etc., mas você e eu temos que estar firmes na fé. E isso só ocorre levando uma vida com Deus. Exemplo: indo aos cultos, orando a Deus em seu lar, sempre louvando a Deus com canções, sempre lendo ou estudando a Bíblia, jejuando, contemplando a grandeza de Deus por meio da oração contemplativa, sempre ouvindo ou lendo mensagens da Palavra de Deus, como essa que estou entregando agora. A nossa vida tem que ter Deus nela. Se só lembramos de fazer essas coisas quando chega no domingo a noite ou na hora da aflição, tá ruim de dizer que você esteja andando em Cristo. Veja que Enoque andava com Deus até o dia em que ele foi arrebatado (Gn.5.24; Hb.11.5).

2) Siga a paz e a santificação.

"Esforçai-vos para viver em paz com todas as pessoas e sem santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". (Hb.12.14 BKJA).

Uma das grandes expectativas da igreja do primeiro século, principalmente daqueles que só ouviram a mensagem do evangelho e assim, como nós também hoje, não viram pessoalmente a Jesus ressuscitado, era vê-lo como ele é. João falava isso para a igreja: "... quando ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é". (1Jo.3.1 BKJA). Todavia, aqui na carta de Hebreus o autor coloca a condicional para que esse sonho se realize: siga a paz e a santificação.

Aplicação: precisamos fazer o que estiver ao nosso alcance para vivermos em paz com as pessoas. No que depender da nossa parte, lógico, precisamos fazer isso (Rm.12.18). E temos que empregar um esforço pessoal pela santificação. Isto é, pela pureza moral da nossa própria vida. Deus nos deixou as ferramentas: a Bíblia (Jo.17.17; Ef.5.26), o sangue de Jesus (Hb.9.14; Ap.1.5; 1Pe.1.2) e o Espírito Santo (1Co.6.11; 2Ts.2.13). Que sempre estejamos buscando essas coisas até a vinda do Senhor.

3) Esteja vigilante e alerta.

"Por isso, vigiai, porquanto não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Contudo, entendei isto: se o proprietário de uma casa soubesse a que hora viria o ladrão, se colocaria em sentinela e não permitiria que a sua residência fosse violada. Portanto, ficai igualmente alertas; pois o Filho do homem virá no momento em que menos esperais". (Mt.24.42-44 BKJA).

A comparação do texto aqui é muito educativa para nós. Jesus era mestre em fazer comparativos. Aqui o ladrão é o personagem que desperta em nós a vigilância e o alerta. Pois assim como o ladrão: 1 Jesus vem sem sabermos quando será; 2 precisamos ficar atentos, pois pode vir a qualquer momento; 3 aquela hora que presumimos que não vem ele virá. Logo, a necessidade de vigilância e alerta é evidente.

Aplicação: Como está a nossa vida cristã? Será que temos sido negligentes e apáticos com as coisas de Deus? Estamos preparados para ver Jesus quando ele vier? Pode ocorrer que: de repente, ele vem e nem o veremos. Isso porque não fomos vigilantes e não ficamos alertas. Nos engodamos com os prazeres desse mundo e com os cuidados dessa vida de tal forma que negligenciamos a vigilância e o estado de alerta. Jesus disse: "Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca". (Mt.26.41 BKJA). Essa fraqueza da nossa carne é que nos leva ao estado de sonolência espiritual e desatenção para as coisas que estão por acontecer em breve. Segundo John MacArthur, essa "fraqueza humana" não consiste somente em pecado, mas a coisas triviais que nos afastam de Deus sem percebermos. Ele escreve:

"O próprio Cristo estava familiarizado com o sentimento das fraquezas humanas (Hb.4.15) - mas sem pecado. Nesse exato momento ele estava preso numa luta contra as paixões humanas que, embora não sejam pecaminosas em si, devem ser subjugadas à vontade divina para que o pecado seja evitado". (Bíblia de Estudo MacArthur Mt.26.41).

Portanto, o uso de videogames, TV, internet, séries, novelas, viagens, passeios, a busca pelo corpo perfeito, pelo sucesso financeiro, estabilidade social, formação acadêmica, trabalho, etc., não podem ocupar o nosso tempo de modo que aquilo que desperta a vigilância e o estado de alerta, que são as coisas espirituais já relatadas aqui, venham a desaparecer de nossa vida. Daí Jesus vem, desaparece a igreja e você fica.

4) Busque a graça transformadora e não somente a graça salvadora.

"Porquanto, a graça de Deus se manifestou salvadora para todas as pessoas. Ela nos orienta a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta presente era, enquanto aguardamos a bendita esperança: o glorioso retorno de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo". (Tt.2.11-13 BKJA).

Precisamos experimentar a graça que não só muda o homem de posição: de condenado para salvo, mas que mude ele por dentro, que trabalhe as falhas do caráter humano, as mazelas da alma e subjugue seu ego. Essa parte da graça muitos crentes deixam de buscar. Porém, não sabem o que estão deixando de desfrutar. Pois Cristo veio não só para nos tirar do inferno, ele veio para nos dar uma vida abundante (Jo.10.10). Deixando para trás a velha natureza: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!". (2Co.5.17 BKJA). John MacArthur explica essa passagem dizendo:

"Depois que uma pessoa é regenerada, os sistemas de valores, as prioridades, as crenças, as paixões e os planos antigos passam a pertencer ao passado. O mal e o pecado ainda estão presentes, mas o cristão os vê a partir de uma nova perspectiva, e eles não mais o controlam". (Bíblia de Estudo MacArthur 2Co.5.17).

Aplicação: Temos buscado ser uma nova criatura ou simplesmente estacionamos na justificação? As pessoas que não avançam na ordem da salvação não estão prontas para o arrebatamento, se Jesus voltar agora não subirão. Rapadura é doce, mas não é mole não meu amigo. Como usamos a palavra graça em nosso discurso? Como um favor divino que nos justifica e transforma ou como um argumento para vivermos no pecado? O que fazemos enquanto Jesus não vem? Nossos valores, prioridades, crenças, paixões e planos que tínhamos antes de conhecer a Jesus ficaram para trás?

CONCLUSÃO

O cancioneiro cristão nos eleva o espírito a pensar:

Sua vinda aguardo eu cantando

Meu lar no céu

Seus passos hei de ouvir soando

Além do escuro véu

Passarinhos, belas flores,

Querem me encantar,

São vãos terrestres esplendores

Mas contemplo o meu lar (Harpa Cristã 36)

Meus queridos, aqui nesse mundo ainda tem muita coisa bela que podem nos encantar e fazer esquecer daquilo que realmente importa: JESUS VEM NOS BUSCAR. Precisamos sempre concluir que, por mais lindo que seja aquilo que nos apresente nessa vida, são vãos terrestres esplendores e que o que temos que contemplar eu o lar celeste que Jesus foi preparar e voltará para nos levar.

Deus abençoe a todos, um bom feriado e bom final de semana. A graça de Jesus, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo esteja com todos vocês.

Pr. Daniel Durand (ThB.). Por Cristo, com Cristo e em Cristo.

Site criado por Daniel Durand
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora