VIDA EM COMUNIDADE

30/06/2022

Texto para ler: Efésios 5.15-21 

A palavra "comunhão" é definida como: "Ação ou resultado de comungar" (Dicionário Aulete Digital). A palavra "comungar" significa "Pertencer a um grupo ou sociedade que tem a mesma crença religiosa, etc." (Dicionário Aulete Digital). E por fim, a palavra "comunidade" resulta em "Qualidade ou condição do que é comum; COMUNHÃO". (Aulete).

Uma das mais importantes características da igreja primitiva era a "vida em comunidade" que eles levavam. Não podemos negar que havia uma ligação entre eles muito intima de valores, de fé, de missão, até de bens matérias. Os cristãos do século I viviam para Cristo e um para o outro em prol da comunicação do Evangelho, da salvação de vidas. Entretanto, tinham seus conflitos e adversidades internas, como nós temos hoje. O nosso problema atual é que temos a parte dos conflitos e adversidades internas, mas perdemos as demais. Principalmente a parte "viviam para Cristo e um para o outro em prol da comunicação do Evangelho, da salvação de vidas". Queremos comunhão, mas sem finalidade de alcançar vidas. Queremos viver numa bolha. Porém a comunidade cristã é expansiva. Na minha experiência de fé obtive muitos amigos na labuta da obra de evangelização da igreja, tanto os que comigo iam quanto os que por nossa palavra vinham para Cristo.

Segundo a carta de Paulo aqui, temos orientações para vida em comunidade:

Vida em comunidade envolve o cuidado com a maneira de viver

"Portanto, estai atentos para que o vosso procedimento não seja semelhante aos insensatos, mas andai em sabedoria, aproveitando bem cada oportunidade, porque os dias são maus". (v.15,16 BKJA).

Paulo admoestava a igreja de Éfeso a tomar cuidado com a maneira de viver. Aproveitando a oportunidade para glória de Deus. Uma vez que os dias estão bem difíceis. A forma como vivemos é a melhor diante de Deus? Levamos a sério o nosso compromisso de cristão diante do dia-a-dia da vida? Vivemos em comunidade ou vivemos somente em torno de nós mesmos? Você gosta de está na igreja ou prefere caminhar sozinho? Você é de comum acordo com as atividades da sua igreja? Você comunga delas? Você vive num grupinho fechado? Se vive, não é comunidade cristã.

Vida em comunidade envolve compreensão da vontade de Deus

"Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. (v.17 NVI).

De acordo com o verso 17 Paulo considerava uma vida insensata quando não se buscava discernir a vontade de Deus. Uma igreja ou em particular um membro da igreja que não procura discernir a vontade de Deus para a sua vida é um insensato. Você tem procurado discernir a vontade de Deus para a sua vida? Será que você tem fugido da vontade de Deus? A vida que você leva hoje está dentro da vontade de Deus?

Vida em comunidade é preencher o vazio da vida com a presença do Espírito Santo

"Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo". (v.18-20 NVI).

O que nos parece era que os irmãos da igreja de Éfeso tinham o costume de se reunirem em rodas de amizades onde o vinho rolava frouxamente. Mas Paulo admoesta que os encontros dos irmãos fossem cheios do Espírito Santo em contraponto com o vazio da vida. Que prazer nenhum desse mundo pode preencher. Ele exorta os crentes para que as reuniões deles não fossem tomadas pelo vazio dessa vida, mas produtivas para o reino da luz e cheias da glória de Deus. Vindo a iluminar e evangelizar pessoas ímpias sob o agir do Espírito Santo. Faça um comparativo aqui com os versos anteriores (vs. 11-14). É o Espírito Santo quem promove a vida em comunidade, devemos nos encher da sua presença. Veja: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós". (2Co.13.14 ARA).

O que vocês fazem quando se reúnem com outros irmãos na fé? O que você faz com o vazio dessa vida? Como você a tem preenchido? Quantas pessoas descrentes são convidadas para nossos encontros com a finalidade de serem evangelizadas e trazidas para dentro da comunidade?

Vida em comunidade envolve uma vida de sujeição mútua

"Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo". (v.21 NVI). Numa linguagem mais atual, o texto diz: "Honrem a Cristo pela submissão de uns aos outros". (Bíblia Viva).

A matriz de comunidade que Paulo oferece a igreja de Éfeso é baseada na cooperação. Quando queremos cooperar precisamos nos sujeitar aquela organização ou setor ou pessoa. Não existe vida em comunidade nos ambientes onde todos querem mandar ou onde poucos querem cooperar. Muitos pastores e lideranças da igreja são constrangidos de cumprirem planos e projetos que Deus concede a eles por falta de cooperação. Daí os projetos e planejamentos estratégicos vão se desidratando até descontinuarem. Você tem cooperado com a visão do pastor ou de lideranças de sua igreja? Você se sujeita as lideranças que são levantadas dentro da igreja? Na missão de pessoa para pessoa, deixando de lado funções e cargos, você tem se sujeitado ou cooperado? Você é consciente que quando se nega a colaborar desonra a Cristo? Você sabia que um departamento não é melhor do que o dos outros? Pois não existe o melhor ou o pior, o maior ou o menor, mas o de menor responsabilidade e o de maior responsabilidade. E entre isso deve haver a submissão mútua. Nenhuma área da igreja é uma ilha, se for tá errado. Todos estão juntos no amor de Cristo e na missão maior: o reino de Deus e sua justiça.

Pr. Daniel Durand (ThB). Com Cristo, por Cristo e em Cristo.

Site criado por Daniel Durand
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora